Tem início imunização de idosos acima de 70 anos contra COVID-19

 

Publicado em: 25/03/2021 15:04 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Ouro Verde do Oeste/PR

Whatsapp

 

Desde 2020 o mundo vem sendo assolado por um microrganismo capaz de atacar pulmões, agravar comorbidades e, até mesmo, ceifar vidas. Máscaras e Álcool Gel passaram a ser itens do cotidiano do ser humano e o “ficar em casa” passou a ser uma necessidade para diminuir a proliferação do Coronavírus, causador da COVID-19.

O cenário parece assustador e, de certa forma, o é. Mas a esperança foi plantada no coração de cada um com a chegada das vacinas para imunização da população. No Município de Ouro Verde do Oeste a esperança chegou em meados de janeiro deste ano quando a vacinação foi iniciada, sendo a Técnica em Enfermagem Ana Paula Pelisson Adamczuk a primeira munícipe a receber a dose.

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um forte trabalho de organização dos grupos prioritários e divulgação constante dos trabalhos da Secretaria que, em tempos de pandemia, possui uma demanda muito elevada de atendimentos em gerais. Uma das formas de divulgação da situação atual da vacinação é o “Vacinômetro”, nome dado ao quadro de avisos no site oficial do Município onde constam número de doses recebidas, suas aplicações e idade em atendimento.

Nesta quinta-feira, 25, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação dos idosos acima de 70 anos, na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município, nos horários das 08h às 12h e das 13h30min às 17h. Logo cedo e ansiosa pela aplicação da vacina estava Dona Ezita Rosa do Nascimento, de 71 anos, a primeira da fila que abriu as portas da imunização para aqueles que fazem parte de sua faixa etária.

O Senhor Atalirio Correia de Aguiar também estava entre os idosos vacinados e não poderia ter escolhido um dia melhor para tomar a primeira dose da vacina: o dia do seu aniversário! O momento de pandemia não permite que festas sejam realizadas, mas com certeza o ato da imunização já é, por si só, uma grande festa para Seu Atalirio e seus familiares, o início dos seus 72 anos e, também, o início de uma nova vida protegida da COVID-19.

Outros idosos também estavam presentes neste importante momento e os que não puderam participar na data inicial, podem se apresentar nos próximos dias. Se alguém tiver algum familiar ou conhecido que tiver a idade e ainda não se vacinou, deve procurar a UBS. É fundamental lembrar da necessidade de apresentar, no momento da vacinação, o CPF, Cartão do SUS, Carteira de Vacinação e Comprovante de Residência.

Até o momento já foram imunizadas cerca de 247 pessoas, dentre elas trabalhadores da saúde e população acima de 75 anos. Juntamente com os que estão tomando a vacina no momento e aqueles na sequência da lista de grupos prioritários, o Município tem uma previsão de 1.345 doses aplicadas, podendo variar de acordo com a disponibilidade de vacinas.

Para a Administração Municipal é um momento de grande felicidade imunizar os idosos, a fração da população que mais sofre com este vírus. É válido destacar que todos os cuidados de higienização e todas as medidas de prevenção à COVID-19 devem continuar sendo tomados por toda a população, até mesmo os que receberam a vacina.


Imagens